Pular para o conteúdo principal

No acaso ia, não vou mais.

Não acho que falar sobre uma banda seja algo simples para músicos, eles se expressam com termos técnicos e analisam coisas que o ouvinte comum ou não se importa ou gosta sem saber exatamente porque. Os músicos fazem com bandas o que eu estou prestes a fazer numa postagem futura com sistemas operacionais para dispositivos eletrônicos. É por isso que eu me sinto ao mesmo tempo livre e ignorante para falar sobre Palavrantiga.

Palavrantiga
Eu queria que vocês entrassem no site da banda e clicassem no link "história" para conhecerem mais sobre o que vocês estão lendo aqui.
Dois mineiros, dois capixabas. Eles já tocam juntos há mais de 5 anos participando de outros projetos e desde 2008 são o Palavrantiga. Cada um faz coisas diferentes em trabalhos paralelos ou estudos, mas antes da faculdade já havia algo em comum que, obviamente, os uniu como banda – a música. Marcos Almeida estuda Arte-Educação, Lucas Fonseca está na faculdade de História, já Felipe Vieira estuda Engenharia Ambiental e Josias Alexandre está perto de ser um engenheiro eletricista. E se nada disso consegue se conectar na sua cabeça imagine que tudo pode inspirar uma boa música.
Eu conheci o som em algum momento de 2009 e desde então faço propaganda deles. Eu ouço música desde 2000 e nunca tinha ouvido nenhuma banda de rock (muito menos de rock) que pudesse fazer uma música de qualidade e ao mesmo tempo passar valores de esperança que eu acredito. Bandas cunhadas como "gospel" (e eu dedico esse parêntese a este vídeo do Marcos Botelho) nunca me agradaram e durante um bom tempo letras bíblicas e inteligentes foram uma raridade sem apoio do público. Só que de uns anos pra cá eu vi aparecendo na internet movimentos de jovens cristãos revolucionários que procuravam reformar o modelo de consumo "gospel" com algo que se assemelhasse cada vez mais com o fundamento bíblico. Falando uma linguagem ao mesmo tempo jovem, agressiva e contemporânea. Um movimento de juventude cristã pensante underground que questiona doutrinas de televisão à luz da Bíblia. Nesse grupo eu vejo o descontinuado sexxxchurch, genizah, usevira, lovesa e palavrantiga. Tenho apenas uma noção superficial da maioria desses grupos mas considero o suficiente para categorizá-los como fiz.

E é nesse cenário de novas esperanças para a juventude cristã no país que eu vejo um crescimento constante, saudável e equilibrado do Palavrantiga. Com letras que passam esperança e alegria, reconhecendo a característica miserável do ser humano e ao mesmo valiosa diante de Deus eles transmitem a mensagem do evangelho de maneira séria, clara e sem apelação. Como eu disse, eu não sou músico, não sei avaliar as variações de notas e qual a dificuldade de se fazer músicas como as que eles fazem (me referindo a melodia) mas é um rock agradável, me lembra bastante Los Hermanos, com aquele jeito de música que você consegue cantar junto e saber o que está cantando. Outro ponto importante aqui: nos dois shows que eu fui a banda teve um comportamento muito legal, colocaram as letras das músicas pro pessoal ir cantando junto, não era uma simples apresentação, era um grupo (banda e platéia) que acredita e por isso cantam junto. Eles também leram um texto bíblico no início do primeiro show e no segundo a mensagem foi pregada pelo vocalista. Acho que isso faz com que eles se lembrem da importância das coisas que cantam e ajudam quem está ouvindo a entender de onde sai a arte produzida pela banda.

É isso, convido a quem não conheça que passe a conhecer, no site é possível ouvir todas as músicas do primeiro CD no link "disco", eles tem uma presença forte no twitter e mantém contato direto com o público, recomendo. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hora da Pipoca

Popcorn Time é um software para se assistir filmes em torrent online… legendados e sem restrição. É um sonho para aquele cidadão que quer ver alguns filmes mais recentes de chinelo e que acha caro pagar 20 reais para assistir um filme no cinema. Queria apontar alguns pontos sobre o funcionamento do Popcorn Time que me chamaram a atenção e que na minha opinião deveriam ser bem observados.  …que funciona baseado em informações públicas… O Popcorn Time funciona juntando um monte de informações que estão espalhadas pela internet para criar uma experiência bonita, coesa, acessível, intuitiva e agradável de pirataria. Várias APIs de informações sobre os filmes, imagens e legendas são reunidas na interface do sistema e todas essas informações são fornecidas por usuários de sites espalhados por todo o mundo. É a comunidade fornecendo informações para a comunidade. …usando arquivos que já estavam lá quando ele apareceu. Como eu disse ai em cima, o pulo do gato do programa foi j...

To Martin

When the winter comes Remember the words we sang, boy When the child of dawn Ride for the first time So long, sweet sun So long So long, sad sun So long So long, so long So long When the crows of south Bring blood to your old hands When the time is come Grab summer’s last warm breath It's the day to overcome Broken things that hold you home Candles burn and hope’s not gone Blades and knights will break the fog

Vômitos de um estômago um tanto mais dilatado

Olá, amigos imaginários, fantasmas, e internautas errantes que, por ventura, podem ter caído de gaiato aqui nessa Viagem Sintética. Meu nome é Haig Artur Berberian Júnior, mais conhecido como Haig Jr, ou Zé Bokinha, ou Gordo, ou Mr. Gordon, ou Gordinho, ou até mesmo Gordilhos – e todas as variações possíveis dessa minha condição gordurosa. Não é um nome famoso, nem tampouco reconhecido, a não ser no pequeno meio social que chamo de meu habitat, não variando muito além de Escola, Universidade, Igreja e, é claro, eventuais lojas de discos que essa cidade ainda pode me oferecer. A grande verdade é que se trata de um nome até imponente que, porém, rotula um cara comum, torturado pela condição de medíocre – apesar de ser bajulado por uns – e, ao mesmo tempo, confortado por ter algo, mesmo que pequeno, de especial – apesar de ser odiado por outros. E aqui no Viagem, amigos não-leitores, esse cidadão comum encontrou uma terra amiga, habitada por certo caboco que, por mais diferente que seja d...