Pular para o conteúdo principal

No acaso ia, não vou mais.

Não acho que falar sobre uma banda seja algo simples para músicos, eles se expressam com termos técnicos e analisam coisas que o ouvinte comum ou não se importa ou gosta sem saber exatamente porque. Os músicos fazem com bandas o que eu estou prestes a fazer numa postagem futura com sistemas operacionais para dispositivos eletrônicos. É por isso que eu me sinto ao mesmo tempo livre e ignorante para falar sobre Palavrantiga.

Palavrantiga
Eu queria que vocês entrassem no site da banda e clicassem no link "história" para conhecerem mais sobre o que vocês estão lendo aqui.
Dois mineiros, dois capixabas. Eles já tocam juntos há mais de 5 anos participando de outros projetos e desde 2008 são o Palavrantiga. Cada um faz coisas diferentes em trabalhos paralelos ou estudos, mas antes da faculdade já havia algo em comum que, obviamente, os uniu como banda – a música. Marcos Almeida estuda Arte-Educação, Lucas Fonseca está na faculdade de História, já Felipe Vieira estuda Engenharia Ambiental e Josias Alexandre está perto de ser um engenheiro eletricista. E se nada disso consegue se conectar na sua cabeça imagine que tudo pode inspirar uma boa música.
Eu conheci o som em algum momento de 2009 e desde então faço propaganda deles. Eu ouço música desde 2000 e nunca tinha ouvido nenhuma banda de rock (muito menos de rock) que pudesse fazer uma música de qualidade e ao mesmo tempo passar valores de esperança que eu acredito. Bandas cunhadas como "gospel" (e eu dedico esse parêntese a este vídeo do Marcos Botelho) nunca me agradaram e durante um bom tempo letras bíblicas e inteligentes foram uma raridade sem apoio do público. Só que de uns anos pra cá eu vi aparecendo na internet movimentos de jovens cristãos revolucionários que procuravam reformar o modelo de consumo "gospel" com algo que se assemelhasse cada vez mais com o fundamento bíblico. Falando uma linguagem ao mesmo tempo jovem, agressiva e contemporânea. Um movimento de juventude cristã pensante underground que questiona doutrinas de televisão à luz da Bíblia. Nesse grupo eu vejo o descontinuado sexxxchurch, genizah, usevira, lovesa e palavrantiga. Tenho apenas uma noção superficial da maioria desses grupos mas considero o suficiente para categorizá-los como fiz.

E é nesse cenário de novas esperanças para a juventude cristã no país que eu vejo um crescimento constante, saudável e equilibrado do Palavrantiga. Com letras que passam esperança e alegria, reconhecendo a característica miserável do ser humano e ao mesmo valiosa diante de Deus eles transmitem a mensagem do evangelho de maneira séria, clara e sem apelação. Como eu disse, eu não sou músico, não sei avaliar as variações de notas e qual a dificuldade de se fazer músicas como as que eles fazem (me referindo a melodia) mas é um rock agradável, me lembra bastante Los Hermanos, com aquele jeito de música que você consegue cantar junto e saber o que está cantando. Outro ponto importante aqui: nos dois shows que eu fui a banda teve um comportamento muito legal, colocaram as letras das músicas pro pessoal ir cantando junto, não era uma simples apresentação, era um grupo (banda e platéia) que acredita e por isso cantam junto. Eles também leram um texto bíblico no início do primeiro show e no segundo a mensagem foi pregada pelo vocalista. Acho que isso faz com que eles se lembrem da importância das coisas que cantam e ajudam quem está ouvindo a entender de onde sai a arte produzida pela banda.

É isso, convido a quem não conheça que passe a conhecer, no site é possível ouvir todas as músicas do primeiro CD no link "disco", eles tem uma presença forte no twitter e mantém contato direto com o público, recomendo. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ahh Minecraft...

Eu entendo o porque das pessoas dizerem coisas inconvenientes sobre minecraft. Isso acontece porque as pessoas são, em sua maioria, idiotas. A internet está cheia de definições sobre o jogo, os companheiros leitores (e seus respectivos ursos) podem encontrá-las em sites e fóruns. Vou colar aqui a definição da Wikipedia, porque ela é a enciclopédia da internet, porque nós nunca sabemos quanto tempo aquele artigo vai durar e porque ela aparentemente está bem completa. Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.   O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, cria

Eu não quero ter uma pamonharia

Eu não queria ter uma pamonharia porque eu teria que saber fazer pamonha. Eu não tenho interesse em saber fazer pamonha, acho incrivelmente gostosa e acho que se justifica todo dinheiro gasto em pamonharias. Acho na verdade que deveriam ter mais pessoas gastando seu dinheiro para comer pamonhas, pamonhas são gostosas, massa de milho ralado com queijo(queijo)dentro, as vezes linguiça e as vezes alguma outra coisa que dificilmente fica ruim; Eu diria que ficou ruim, por exemplo, o dia em que um amigo meu achou uma barata numa pamonharia aqui de Goiás. Quando ele afirmou para o garçom que a linguiça da pamonha dele tinha perninhas e o mesmo conferiu a veracidade do fato, ficou desesperado e pediu que não fosse feito nenhum alarde sobre o assunto, ele poderia levar 20 pamonhas para casa... Eu não ia querer 20 pamonhas com baratas... Mas as baratas não tiram o mérito das pamonhas e sua relação é limitada a casos isolados, de maneira nenhuma devem ser encarados como maioria. Apesar de ser

Como minha adolescência começou e terminou em 1 ano

Eu faço aniversário dia 14 de abril, se um ano fosse um minuto eu faria aniversário mais ou menos aos 16 segundos do ano. Em 2004 eu fiz 15 minutos e acho que foi o único ano que eu fui adolescente. Foi bem rápido. Eu não sei bem porque eu pensei nisso mas eu sempre vejo o ano de 2003 de um jeito lúdico e imbecil e 2005 como o início do fim, 2004 acabou sendo o ano perfeito para ser considerado um ano de transição, transformação ou qualquer outro termo que queiram aplicar a isso. Infelizmente minha memória não me permite lembrar de muitas coisas que aconteceram naquele ano, mas eu me lembro de uma grande festa de 15 anos que fui, me lembro de paixonites doídas, me lembro de montinhos aos sábados na praça de frente ao colégio onde eu estudava, me lembro de conhecer os primos de um dos meus melhores amigos(que se tornaram co-amigos com o primo), me lembro de assistir Clube da Luta, Beleza Americana, conhecer mais profundamente Coldplay e Legião Urbana, eu diria que meus gostos e impres