Pular para o conteúdo principal

Hora da Pipoca

Popcorn Time é um software para se assistir filmes em torrent online…

legendados e sem restrição. É um sonho para aquele cidadão que quer ver alguns filmes mais recentes de chinelo e que acha caro pagar 20 reais para assistir um filme no cinema. Queria apontar alguns pontos sobre o funcionamento do Popcorn Time que me chamaram a atenção e que na minha opinião deveriam ser bem observados. 

…que funciona baseado em informações públicas…

O Popcorn Time funciona juntando um monte de informações que estão espalhadas pela internet para criar uma experiência bonita, coesa, acessível, intuitiva e agradável de pirataria. Várias APIs de informações sobre os filmes, imagens e legendas são reunidas na interface do sistema e todas essas informações são fornecidas por usuários de sites espalhados por todo o mundo. É a comunidade fornecendo informações para a comunidade.

…usando arquivos que já estavam lá quando ele apareceu.

Como eu disse ai em cima, o pulo do gato do programa foi justamente a questão de juntar informações de entretenimento que já estão disponíveis na internet em uma interface acessível para qualquer um. A pirataria nunca foi tão fácil e nem tão agradável. Se ontem eu escutei de um amigo que ele não sabia como assistir filmes na internet, o Popcorn Time preenche essa lacuna para que ninguém precise saber como fazer o download do filme, depois da legenda, depois ele verifique se baixou a legenda correta, faça o download de algum player decente, e ainda torça pra que a legenda esteja sincronizada se ele se lembrar de colocar o mesmo nome nos arquivos. Era uma barreira, e ela agora é opcional.

Por outro lado…


…o catálogo é limitado aos últimos lançamentos…

Apesar da grande euforia, o catálogo de filmes do Popcorn Time é bastante limitado, os últimos lançamentos e filmes bem famosos estão disponíveis para quem quiser assistir, mas se o usuário se interessar por um filme um pouco mais antigo ou por séries completas vai encontrar uma grande dificuldade, mesmo que esses conteúdos estejam disponíveis na internet para download via torrent a quantidade de pessoas compartilhando esses arquivos normalmente não é suficiente para se manter uma conexão saudável durante todo o filme.

…provavelmente desestimula a produção de conteúdo…

Eu não sei o quão realmente importante é esse ponto. O fato de você não estar pagando para consumir um conteúdo significa que alguém está deixando de ganhar mais dinheiro pelo próprio trabalho e vai estar menos estimulado a fazer isso no futuro. Como a indústria do cinema ainda não morreu mesmo com tanta pirataria é difícil pensar que alguém que realmente precise do dinheiro está deixando de recebê-lo (ai você pensa na crise dos roteiristas e na crise dos estúdios de efeitos especiais). É claro que não cabe a quem consome julgar se o fornecedor precisa ou não do dinheiro. Você quer, você paga, ou pelo menos foi isso que nos ensinaram até hoje quando nós não tínhamos como copiar as coisas. O que eu quero dizer é que de alguma forma esse ponto é importante mas é difícil falar sobre ele.

…e eu acho que a rede não aguenta tantos sanguessugas.

Esse pra mim é fator mais curioso sobre o Popcorn Time. Falando rapidamente: os torrents funcionam com várias pessoas compartilhando um determinado arquivo umas com as outras, isso acontece com qualquer tipo de arquivo, filmes, seriados, músicas, programas de computador, fotografias, etc… Quando você quer baixar um desses arquivos você vai até um site que possua um endereço pra esse arquivo, adiciona esse endereço num programa do seu computador e todas as pessoas que possuírem aquele arquivo vão começar a te enviar partes dele até que você também possua o arquivo completo e comece a enviar a outros.
O Popcorn Time se aproveita para beber dessa fonte gigantesca de pessoas que estão compartilhando filmes dos seus computadores, você abre o programa e solicita a essa rede de pessoas que te mandem o arquivo. O programa magicamente começa a baixar o filme e você o assiste. Assim que o filme acaba e você está satisfeito, você desliga o computador e o arquivo que o Popcorn Time baixou vai ser apagado. É aqui que eu acredito que aparecem os problemas com o “serviço”. Quanto mais pessoas usando o Popcorn Time menos saudável a rede de torrents se tornará. Com o aumento no número de usuários que fazem download dos filmes sem compartilhar esses arquivos existe um grande risco de que a rede fique ruim pra todo mundo. O uso do software não seria apenas insustentável em larga escala como também é pernicioso para toda uma rede de compartilhamentos de filmes que funciona na ilegalidade.
É claro que com todo o barulho que a mídia fez em torno do programa, a indústria cinematográfica ficou desesperada e deve ter mandado os criadores se despedirem dos usuários. Contudo talvez essa tenha sido uma decisão precipitada, me parece que se a indústria estimulasse o uso de um software que facilita a pirataria egoísta seria possível adoecer toda a rede de pirateiros.

Então…


O Popcorn Time foi desenvolvido com o código aberto. Isso significa que qualquer um pode copiar o código, alterar o que quiser e fazer seu próprio Popcorn Time. A única informação que eu tenho sobre os criadores do código original é que eles são argentinos mas isso deixou de ser importante. Como o código está disponível no GitHub já existem algumas cópias do programa, a mais famosa delas é uma continuação natural do software que foi assumido por uma outra equipe que já estão planejando um aplicativo para Android e o incrementaram com uma aba para séries de televisão.
O mais provável é que bem ou mal o Popcorn Time e seus filhos devem permanecer durante um bom tempo pelas internets sendo mais uma forma de consumo de conteúdo paralelo que vai deixar Hollywood com as orelhas de pé. Supondo que a rede consiga se sustentar e o número de usuários do Popcorn Time aumente consideravelmente os lançamentos devem aparecer com mais velocidade em serviços como Netflix e similares, a indústria deve lucrar mais tornando serviços pagos de streaming mais atrativos facilitando a distribuição dos lançamentos do que deixando os usuários copiando arquivos pela internet a fora.
Eu ainda estou chupando o dedo com o Netflix, que não tem versão pra Linux e nem previsão de lançar, enquanto isso, não é como se não houvessem opções…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ahh Minecraft...

Eu entendo o porque das pessoas dizerem coisas inconvenientes sobre minecraft. Isso acontece porque as pessoas são, em sua maioria, idiotas. A internet está cheia de definições sobre o jogo, os companheiros leitores (e seus respectivos ursos) podem encontrá-las em sites e fóruns. Vou colar aqui a definição da Wikipedia, porque ela é a enciclopédia da internet, porque nós nunca sabemos quanto tempo aquele artigo vai durar e porque ela aparentemente está bem completa. Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.   O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, cria

Eu não quero ter uma pamonharia

Eu não queria ter uma pamonharia porque eu teria que saber fazer pamonha. Eu não tenho interesse em saber fazer pamonha, acho incrivelmente gostosa e acho que se justifica todo dinheiro gasto em pamonharias. Acho na verdade que deveriam ter mais pessoas gastando seu dinheiro para comer pamonhas, pamonhas são gostosas, massa de milho ralado com queijo(queijo)dentro, as vezes linguiça e as vezes alguma outra coisa que dificilmente fica ruim; Eu diria que ficou ruim, por exemplo, o dia em que um amigo meu achou uma barata numa pamonharia aqui de Goiás. Quando ele afirmou para o garçom que a linguiça da pamonha dele tinha perninhas e o mesmo conferiu a veracidade do fato, ficou desesperado e pediu que não fosse feito nenhum alarde sobre o assunto, ele poderia levar 20 pamonhas para casa... Eu não ia querer 20 pamonhas com baratas... Mas as baratas não tiram o mérito das pamonhas e sua relação é limitada a casos isolados, de maneira nenhuma devem ser encarados como maioria. Apesar de ser

Como minha adolescência começou e terminou em 1 ano

Eu faço aniversário dia 14 de abril, se um ano fosse um minuto eu faria aniversário mais ou menos aos 16 segundos do ano. Em 2004 eu fiz 15 minutos e acho que foi o único ano que eu fui adolescente. Foi bem rápido. Eu não sei bem porque eu pensei nisso mas eu sempre vejo o ano de 2003 de um jeito lúdico e imbecil e 2005 como o início do fim, 2004 acabou sendo o ano perfeito para ser considerado um ano de transição, transformação ou qualquer outro termo que queiram aplicar a isso. Infelizmente minha memória não me permite lembrar de muitas coisas que aconteceram naquele ano, mas eu me lembro de uma grande festa de 15 anos que fui, me lembro de paixonites doídas, me lembro de montinhos aos sábados na praça de frente ao colégio onde eu estudava, me lembro de conhecer os primos de um dos meus melhores amigos(que se tornaram co-amigos com o primo), me lembro de assistir Clube da Luta, Beleza Americana, conhecer mais profundamente Coldplay e Legião Urbana, eu diria que meus gostos e impres