Pular para o conteúdo principal

A Viagem do Peregrino da Alvorada

Esse filme tem mais de dois problemas relacionados com a deturpação da mensagem que tenta ser passada no livro.

Estamos acostumados com o uso de elementos de livros sendo  usados para se "montar” uma história diferente da que é proposta na história original, infelizmente os responsáveis pela produção cinematográfica de “A Viagem do Peregrino da Alvorada” deturparam levemente questões que eu vejo como importantíssima:



1- A personificação do mal foi toda colocada sobre a não-estou-no-livro névoa verde. Sempre que os personagens sofrem algum tipo de tentação, que suas dúvidas, medos e ambições são colocados frente a frente com sua fé (ou com alguma coisa que o filme tenha colocado equivalente a isso como coragem, moralismo ou boas maneiras)  aquela personificação do mal está presente.

A impressão que eu tive foi a de que quem colocou a não-estou-no-livro névoa verde não acredita que o mal esteja dentro das pessoas, passíveis de erros e sujeitas às suas próprias tentações. A névoa é que é má, ela que deturpa tudo e “brinca com as mentes”, tirando das personagens a responsabilidade por seus atos questionáveis.

Sei que posso estar sendo um pouco duro na minha interpretação, mas a problemática é que o homem é mal, ele cria seus próprios problemas. Não tem uma fumaça que coloca isso em nós, nós somos assim e não deveríamos ficar fugindo dessa responsabilidade.

2-Aslam jogado pra escanteio. A Disney tratou com mais respeito a idéia do Leão, agora que a Fox pegou o projeto tive a forte impressão de que estavam sendo contadas histórias diferentes dentro do filme: uma sobre uma jornada contra a não-estou-no-livro névoa comedora de gente que me deixou um bocado irritado e outra bem de lado sobre um leão levemente mencionado e muito mal explicado que parece que foi inserido só pra dar continuidade à idéia deixada nos livros anteriores e não deixar ninguém comentar: “Cadê aquele tal leão dos outros filmes? Parecia importante...”. Mais como um Mufasa do que como um governante de tudo que existe.

Agora eu talvez esteja sendo exagerado sim, mas a cena que isso ficou mais claro pra mim foi no momento antes de entrar na ilha negra quando o Rei Caspian fazia seu discurso motivador à tripulação ele disse: “Por não-me-lembro-quem, por Aslam, por NÁRNIA!” e num emocionante grito de alegria e empolgação toda a tripulação grita em resposta: “Por Nárnia, por Nárnia, por Nárnia”. Há algo errado nisso, o foco de motivação de toda a tripulação deveria ser Aslam, é por isso que estão todos eles ali, é por ele que eles vão lutar, nem cheguei a conferir no livro mas acho que nem temos cena parecida então minha conclusão ainda é válida. Ao ver isso fiquei pensando que deve ser mais fácil fazer com que o público entenda o amor à pátria em detrimento de um leão, e ainda fui mais além na minha imaginação, entendendo que talvez a cena tenha sido inspirada no amor que os americanos demonstram aos Estados Unidos (e que aparece em muitos filmes). Conclusão: não deveria ter sido colocado assim, como já disse antes: o foco de motivação da tripulação é Aslam.

Se o filme é bom? É várias vezes pior do que o livro, mas serve o propósito de colocar em belas imagens aquilo que lemos, é um bom filme sim, talvez um pouco confuso (não mais do que esse texto) mas valeu a pena. Fico na esperança de ver outros numa época diferente do lançamento de Harry Potter E07S02 e com uma visão mais clara do que CS Lewis queria passar com o livro.

E só pra não dizer que condenei o filme todo: eu realmente gostei dos tontópodes e o final ficou belíssimo tendo sua mensagem de mudança de vida sendo muito bem passada através da vida de Eustáquio.

Foi ótimo escrever sobre isso, e não se esqueçam que Aslam em nosso mundo possui outro nome.

Comentários

  1. Acho que eu tinha que ter ficado pra discutir sobre isso... Eu acho muitas coisas, mas prefiro falar pessoalmente. :*

    ResponderExcluir
  2. Eu tb acho muitas coisas. E acho que vc está equivocado em outras. Sobre o patriotismo, nao encaixa o que você disse. O diretor nem americano é, e as filmagens nem nos EUA foram, isso sao detalhes. E Nárnia é sempre muito bem retratada e lembrada nos livros e muitas coisas feitas sao para dar enfase a Nárnia, o que era Narnia antes, como foi criada, como será, pense que seja a enfase também no novos céu e nova terra, e ir POR todo mundo e pregar o evangelho, e vencer obstáculos, e sofrer e continuar sóbrio ainda na nao-estou-no-livro névoa verde é um baita desaio para os cristaos que precisam ficar sóbrios no mundo. Foi o melhor dos 3 filmes agora, justamente pela maior fidelidade à ideia do filme. A névoa, é uma metáfora da tentacao, só para que o telespectador consiga visualizar que existe a tentacao ali presente e enxergar também a luta constante que lutamos contra nossa carne, a nao-estou-no-livro névoa verde, foi, na minha visao, uma estratégia cinematográfica muito bem bolada, justamente porque é só névoa, como o comeco de um pecado nebuloso que comeca a consumir dentro da nossa cabeca. ( O segundo filme foi um fracasso, deturpou tudo e forcou uma história de adolescente tosca, inclusive com disputa entre o Caspian e o Pedro e um beijo entre Caspian e Susana. Concordo com você sobreo final, ficou belíssimo)
    Sobre o Aslam, é muito real a forma com ele age nesse filme. Discreto, mas que nao perdeu em majestade em momento algum, justamente porque apesar de sua discricao (pra dizer que é assim que Deus age), podemos dizer que em todas as cenas ele teve pulso firme se mostrando o soberano sobre todos os acontecimentos, ainda que ele nao estivesse presente.

    No mais, quero dizer que para um diretor continuar um projeto assim e e trocar de studios é algo bem complicado. Ficou bem feito o filme, fiel ao filme. E claro filme e livro serao sempre duas artes diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você!
    Essa névou fugiu totalmente a concepção que Lewis teve ao escrever o livro, e distorceu completamente o enredo. Ela foi desnecessária e estragou o filme.
    Na minha opinião, esse é o pior entre os três filmes, pois fugiu demais da linha "Nárnia". Dava até pra se ficar em dúvida se realmente era um filme da série, afinal perdeu muito a personalidade característica da obra do escritor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ahh Minecraft...

Eu entendo o porque das pessoas dizerem coisas inconvenientes sobre minecraft. Isso acontece porque as pessoas são, em sua maioria, idiotas. A internet está cheia de definições sobre o jogo, os companheiros leitores (e seus respectivos ursos) podem encontrá-las em sites e fóruns. Vou colar aqui a definição da Wikipedia, porque ela é a enciclopédia da internet, porque nós nunca sabemos quanto tempo aquele artigo vai durar e porque ela aparentemente está bem completa. Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.   O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, cria

Eu não quero ter uma pamonharia

Eu não queria ter uma pamonharia porque eu teria que saber fazer pamonha. Eu não tenho interesse em saber fazer pamonha, acho incrivelmente gostosa e acho que se justifica todo dinheiro gasto em pamonharias. Acho na verdade que deveriam ter mais pessoas gastando seu dinheiro para comer pamonhas, pamonhas são gostosas, massa de milho ralado com queijo(queijo)dentro, as vezes linguiça e as vezes alguma outra coisa que dificilmente fica ruim; Eu diria que ficou ruim, por exemplo, o dia em que um amigo meu achou uma barata numa pamonharia aqui de Goiás. Quando ele afirmou para o garçom que a linguiça da pamonha dele tinha perninhas e o mesmo conferiu a veracidade do fato, ficou desesperado e pediu que não fosse feito nenhum alarde sobre o assunto, ele poderia levar 20 pamonhas para casa... Eu não ia querer 20 pamonhas com baratas... Mas as baratas não tiram o mérito das pamonhas e sua relação é limitada a casos isolados, de maneira nenhuma devem ser encarados como maioria. Apesar de ser

Como minha adolescência começou e terminou em 1 ano

Eu faço aniversário dia 14 de abril, se um ano fosse um minuto eu faria aniversário mais ou menos aos 16 segundos do ano. Em 2004 eu fiz 15 minutos e acho que foi o único ano que eu fui adolescente. Foi bem rápido. Eu não sei bem porque eu pensei nisso mas eu sempre vejo o ano de 2003 de um jeito lúdico e imbecil e 2005 como o início do fim, 2004 acabou sendo o ano perfeito para ser considerado um ano de transição, transformação ou qualquer outro termo que queiram aplicar a isso. Infelizmente minha memória não me permite lembrar de muitas coisas que aconteceram naquele ano, mas eu me lembro de uma grande festa de 15 anos que fui, me lembro de paixonites doídas, me lembro de montinhos aos sábados na praça de frente ao colégio onde eu estudava, me lembro de conhecer os primos de um dos meus melhores amigos(que se tornaram co-amigos com o primo), me lembro de assistir Clube da Luta, Beleza Americana, conhecer mais profundamente Coldplay e Legião Urbana, eu diria que meus gostos e impres