Pular para o conteúdo principal

As Crônicas de Nárnia

Eu não tenho mais 13 anos.


Mas ainda sim estou surpreso e emocionado com a série de C.S. Lewis: As Crônicas de Nárnia, cada livro com uma abordagem maravilhosa do reino de Deus, eu ando sem inspiração pra escrever sobre as coisas mas eu gostaria de deixar minhas mais sinceras recomendações à série que pode(ou podia, na minha época) ser comprada no submarino por um preço abaixo do que ela merece.


O Sobrinho do Mago me inseriu no mundo recém criado e me fez perceber o quão bom era Nárnia em comparação com nosso mundo, e como o nosso mundo poderia perecer através da maldade e da ambição, a macieira narniana no final do livro, o mundo destruído e morto de Charn e o bosque entre os mundos foram as coisas que mais me marcaram no primeiro livro da série.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa por ser o primeiro da série escrito por C.S. Lewis nota-se (e essa opinião veio do comentário que o @ZeBokinha fez ontem numa conversa comigo) o quão decidido ele estava em escrever algo para crianças (e nem um pouco inferior por isso, por favor!) contendo várias referências de mágicas simples, muitos animais falantes, papai noel e talvez a mais óbvia e bela referência bíblica dentre todas as obras: o sacrifício do próprio Aslam no resgate do traidor.

O Cavalo e Seu Menino mostra a abrangência do mundo onde Nárnia é um país (e não um mundo inteiro como eu acreditava antes de ler este volume), este tem um pouco mais de conflitos políticos, mostra uma cultura diferente da que é mostrada até então durante as outras histórias e tem uma abordagem bem diferente da que os demais livros mostram. Gostei muito do ambiente diferente da calormânia apesar de se colocarem como os vilões a cultura é bem interessante e se passa num período muito legal, a era de Ouro de Nárnia.

Príncipe Caspian corre o risco de ser o que eu menos gostei, não sei se pela ausência de Aslam durante a maior parte da história, ou se pela péssima adaptação cinematográfica que a desesperada Disney fez antes de abandonar o projeto de vez, mas eu realmente me senti meio chateado com o livro, apesar de ter uma mensagem interessante eu não gostei da opressão que todo mundo sofre o tempo todo e achei algumas partes confusas(desculpas aos fãs).

A Viagem do Perergino da Alvorada é absolutamente o melhor. Cara... [suspiros] eu não sei nem dizer bem o que foi que aconteceu nesse aqui que me deixou assim, mas nesse livro acontecem tantas coisas legais em tantos ambientes diferentes e é estrela (que é feita de fogo mas isso não é o que ela é, é do que ela é feita) e dragão que não consegue se livrar da própria aparência grotesca, o esplêndido rato Ripchip, as águas doces no mar próximo ao fim do mundo. Nesse livro acontecem coisas demais e muito organizadas pra ser um livro mais ou menos, eu não sei definir o quanto eu gostei ou por quê mas leiam por favor.

A Cadeira de Prata passei super rápido e eu achei ele bem triste, é muito soturno e claustrofóbico apesar de ser ótimo(sério, é ótimo), é cheio de aventuras legais e rolam umas coisas com gigantes muito massa. A mensagem dele também é ótima, sobre o quanto sofremos quando não seguimos o que nos foi ensinado mas que apesar de pesares existe redenção mesmo atrasados. Apesar de ter uma linda festa nos momentos finais, eu ainda fiquei meio triste com o desenvolvimento (normal, pela história contada).

A Última Batalha não pode ser comparado com as demais histórias por um simples motivo: Ela não seria nada sem a carga construída ao longo das 6 histórias anteriores, não seria profunda como ela é, nem mindblowing como ela é se não fossem as demais, ela não é uma história cheia de aventuras legais, na verdade é muito agressiva e colocam os personagens para passarem por apuros e tribulações(muito obrigado Lewis pela triste referência apocalíptica) mas no final tudo acaba esplêndidamente bem (assim como acabará). Eu achei que o macaco fosse ter mais poder do que ele teve, mas é um ótimo livro... com agonias doloridas e felicidade extrema.


Minhas considerações são essas, espero que leiam a obra, vale a pena pra caramba.


Comentários

  1. Boas análises, meu caro. O príncipe Caspiam tem uma linda história, que foi mal interpretada no filme. É muito difícil sintetizar tanta carga mitológica, cultural, bíblica, simbolista e fascinante do mundo de Nárnia em poucas linhas, mas você o fez bem! Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Durante muito tempo, Príncipe Caspian foi meu livro favorito da série. Um dos motivos é, obviamente, o fato de ter sido o primeiro da série que eu tive a oportunudade de ler, graças ao poder persuasivo de minha mãe. Outro motivo (e esse, creito, é ainda mais pessoal que o anterior), é que ele apresenta uma atmosfera de nostalgia muito legal, and very appealing to me. A idéia de alguém voltando em um mundo absolutamente remoto, de muito e muito tempo atrás, e mesmo assim extremamente familiar, como se esse fosse seu verdadeiro lar, é algo que realmente me emociona. Me lembra de um sonho que eu tive, talvez o sonho que mais marcou minha vida e que mais me inspira, e que quando uma coisa (geralmente uma música) me lembra desse sonho, ou de seu universo, eu gosto dessa coisa (alguém aí se lembra do livro que a Lúcia leu?). Mas, infelizmente, a segunda leitura de Príncipe Caspian não me causou o mesmo impacto, e eu me rendi ao livro que o delki classificou, muito acertadamente, como o melhor da série.

    ResponderExcluir
  3. Não faz menos q dez anos q eu li todas essas histórias, cheguei a comprar a coleção inteira de novo pra não perder nada. O q eu tenho absoluta certeza é q recomendo a toda e qquer pessoa q tenha o hábito constante de ler e, mais do q isso, que leia as Crônicas. Todas.
    Ainda vou arrumar um jeito de ler tudo de novo e, aí, deixo o meu comentário sobre meu favorito...
    mas adorei o texto, como sempre.
    Bjoca

    ResponderExcluir
  4. Bom, pensando dessa forma talvez o quinto isoladamente seja realmente o melhor, mas sempre considerei o último meu favorito. Ele contém a parte que eu mais gosto da série, que é quando fala da Suzanah. (Um adendo, se tiver um livro com alguém chamado Suzanah, pode ler que é bom.) Pra mim é a parte mais profunda, triste e emocionante da série. Muito bem C.S.Lewis. Well Done!

    ResponderExcluir
  5. Excelente resumo da obra, Ruither! Concordo plenamente contigo quando diz que mesmo sendo um livro para crianças, "As Crônicas de Nárnia" não perde seu valor em momento algum. Digo mais, se me perguntassem como eu descreveria esta série, ousaria dizer que é tudo, menos uma historinha infantil. No entanto, sou obrigado a discordar (como sempre, né?) que "A Viagem do Peregrino da Alvorada" seja o melhor livro da série. Sem querer desmerecer a obra... mas acho que contém aventuras demais para um livro só (apesar de ser bastante esclarecedor). O meu favorito sempre foi "O Cavalo e Seu Menino", não porque sou um grande amigo dos cavalos (como meu próprio nome sugere), mas porque, "espiritualmente" falando, esta obra foi a que mais me ensinou sobre como Deus é capaz de cuidar de nós e tratar nosso caráter, sem mencionar também o quanto esse livro é engraçado. Enfim, posso dizer que "As Crônicas de Nárnia" me deram uma perspectiva bastante clara e simples do reino espiritual. Com certeza vale muito a pena ler, e com toda certeza este é um livro que os meus filhos vão ler, hahahaha. Parabéns pelo blog, Ruither. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ahh Minecraft...

Eu entendo o porque das pessoas dizerem coisas inconvenientes sobre minecraft. Isso acontece porque as pessoas são, em sua maioria, idiotas. A internet está cheia de definições sobre o jogo, os companheiros leitores (e seus respectivos ursos) podem encontrá-las em sites e fóruns. Vou colar aqui a definição da Wikipedia, porque ela é a enciclopédia da internet, porque nós nunca sabemos quanto tempo aquele artigo vai durar e porque ela aparentemente está bem completa. Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.   O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, cria

Eu não quero ter uma pamonharia

Eu não queria ter uma pamonharia porque eu teria que saber fazer pamonha. Eu não tenho interesse em saber fazer pamonha, acho incrivelmente gostosa e acho que se justifica todo dinheiro gasto em pamonharias. Acho na verdade que deveriam ter mais pessoas gastando seu dinheiro para comer pamonhas, pamonhas são gostosas, massa de milho ralado com queijo(queijo)dentro, as vezes linguiça e as vezes alguma outra coisa que dificilmente fica ruim; Eu diria que ficou ruim, por exemplo, o dia em que um amigo meu achou uma barata numa pamonharia aqui de Goiás. Quando ele afirmou para o garçom que a linguiça da pamonha dele tinha perninhas e o mesmo conferiu a veracidade do fato, ficou desesperado e pediu que não fosse feito nenhum alarde sobre o assunto, ele poderia levar 20 pamonhas para casa... Eu não ia querer 20 pamonhas com baratas... Mas as baratas não tiram o mérito das pamonhas e sua relação é limitada a casos isolados, de maneira nenhuma devem ser encarados como maioria. Apesar de ser

Como minha adolescência começou e terminou em 1 ano

Eu faço aniversário dia 14 de abril, se um ano fosse um minuto eu faria aniversário mais ou menos aos 16 segundos do ano. Em 2004 eu fiz 15 minutos e acho que foi o único ano que eu fui adolescente. Foi bem rápido. Eu não sei bem porque eu pensei nisso mas eu sempre vejo o ano de 2003 de um jeito lúdico e imbecil e 2005 como o início do fim, 2004 acabou sendo o ano perfeito para ser considerado um ano de transição, transformação ou qualquer outro termo que queiram aplicar a isso. Infelizmente minha memória não me permite lembrar de muitas coisas que aconteceram naquele ano, mas eu me lembro de uma grande festa de 15 anos que fui, me lembro de paixonites doídas, me lembro de montinhos aos sábados na praça de frente ao colégio onde eu estudava, me lembro de conhecer os primos de um dos meus melhores amigos(que se tornaram co-amigos com o primo), me lembro de assistir Clube da Luta, Beleza Americana, conhecer mais profundamente Coldplay e Legião Urbana, eu diria que meus gostos e impres