Pular para o conteúdo principal

trabalho de sociologia,urgh >/~

A américa não ganhou o nome de novo mundo dos europeus atoa.Com a descoberta de todo um continente de terra,novos países foram erguidos a partir do nada.E na américa do sul,temos alguns desses países para contar muita história e muito a se comentar.
Há a severa distinção da sedimentação do processo colonial.Países como Brasil e Argentina com população majoritariamente européia.Logicamente se a sua população é majoritariamente de ascendência européia,toda a formação intelectual e o desenvolvimento do país,são atrelados ao pensamento europeu,uma vez que seu nascimento cultural vem atrelado ao de uma nação.Países de alinhamento intelectual europeu,com sua formação básica sedimentada com base na cultura européia e nos interesses europeus.
E temos países erguidos por europeus,mas de domínio majoritariamente indígena,com a minoria européia.E não é coincidência,esses países demonstram tendências a regimes populares,de forte manipulação das massas,tais como venezuela,equador e colômbia.Talvez seja um pouco difícil para o leitor,consumidor da mídia brasileira com sua formação de um país majoritamente europeu em seu berço intelectual,imaginar como se dá a situação em país de domínio maciço indígena.Talvez a posição direitista e de intensa crítica ao regime de chavez e de rafael correa começa aí,igualmente ao de evo moralez.Uma vez que seus regimes se dão baseados na força popular,em dar valor ao indígena que sempre foi maltratado,usando de eufemismo relacionados ao bolivarianismo,quase sempre para justificar uma ditadura em formação.
Venezuela e Colômbia são países em que o seu embrião de independência se deu de forma totalmente diferente do nosso.Para entender o presente,talvez seja necessário um olhar para o passado.De colonização espanhola,teve seu movimento de independência encabeçado por Simon Bolívar,e antigamente formavam juntamente a equador e panamá,um só país,a Grã-Colômbia,que nas atuais delimitações fronteiriças seria um dos maiores da américa do sul.Em seus territórios,havia a ocupação de grande povos indígenas,altamente organizados,incomparavelmente mais forte do que os do Brasil.E o massacre promovido pelos espanhóis,foi incomparavelmente mais forte do que o promovido pelos portugueses no Brasil.O flagelo e humilhação desse povo começa aí.Há na américa espanhola,a grosso modo,a figura do caudilho.E explicando para uma rápida compreensão,pode ser assimilada a figura do coronel brasileiro.E esse povo que sempre tanto sofreu,aliado ao surgimento de uma figura assistencialista tende a ser manipulado.O povo tem cara,literalmente.É muito mais fácil manipular uma população praticamente homogênea em sua etnia.E os “neo-caudilhos” perceberam isso.E tudo começou com hugo chavez na venezuela.Eleito com dinheiro das Farc,tentou retribuir ao favor.Mas não era tão simples assim.
Isso porquê,há alguns anos a Colômbia vem estreitando relações com os Estados Unidos,que nunca gostaram nem da menção da palavra Farc.Isso tudo porque as Farc tem em seu embrião,ideologia comunista.Fundadas em 1965 no ápice da guerra fria,as farc são uma daqueles peões incômodos travados no xadrez que sobrevivem após o cheque-mate.E não seria nada mal derruba-lo,embora não seja uma necessidade de primeira instância.Aliados ao fato de que os EUA são o principal parceiro comercial da colômbia,uma nação de ideologia extremamente burguesa que não tem interesse nenhum em movimentos de defesa popular como os de Hugo Chavéz.E tudo é válido para desestabilizar.
Um conflito como esse desestabilizaria,como de fato o fez,a união da américa do Sul.Ficou ruim pra todo mundo.E ótimo para a grande potência e sua lógica de dividir para dominar.
Com a nossa formação intelectual e cultural majoritariamente européia e portuguesa,é de se esperar que um movimento indígena seja no mínimo estranho aos nossos olhos.Os nosso setores midiáticos estão todos instalados no eixo-Rio São Paulo,a concentração da nossa mais forte burguesia,indústria e investimentos estrangeiros.Foi ali aonde o capital inglês entrou mais fortemente no nosso processo econômico histórico,através do café.Isso provocou um atrelamento a burguesia Anglicana que perdura até hoje,passando para os atuais detentores da antiga patente de potência da Inglaterra,os Ianques.E é interessante para os ianques uma divisão política e econômica na américa do sul.É muito mais fácil bater em um de cada vez,do que em um grupo.E essa é a posição política maciça da imprensa brasileira de maior circulão.Direitista totalmente condenável ao caudilhismo “bolivariano”de chavez e Companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ahh Minecraft...

Eu entendo o porque das pessoas dizerem coisas inconvenientes sobre minecraft. Isso acontece porque as pessoas são, em sua maioria, idiotas. A internet está cheia de definições sobre o jogo, os companheiros leitores (e seus respectivos ursos) podem encontrá-las em sites e fóruns. Vou colar aqui a definição da Wikipedia, porque ela é a enciclopédia da internet, porque nós nunca sabemos quanto tempo aquele artigo vai durar e porque ela aparentemente está bem completa. Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.   O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, cria

Eu não quero ter uma pamonharia

Eu não queria ter uma pamonharia porque eu teria que saber fazer pamonha. Eu não tenho interesse em saber fazer pamonha, acho incrivelmente gostosa e acho que se justifica todo dinheiro gasto em pamonharias. Acho na verdade que deveriam ter mais pessoas gastando seu dinheiro para comer pamonhas, pamonhas são gostosas, massa de milho ralado com queijo(queijo)dentro, as vezes linguiça e as vezes alguma outra coisa que dificilmente fica ruim; Eu diria que ficou ruim, por exemplo, o dia em que um amigo meu achou uma barata numa pamonharia aqui de Goiás. Quando ele afirmou para o garçom que a linguiça da pamonha dele tinha perninhas e o mesmo conferiu a veracidade do fato, ficou desesperado e pediu que não fosse feito nenhum alarde sobre o assunto, ele poderia levar 20 pamonhas para casa... Eu não ia querer 20 pamonhas com baratas... Mas as baratas não tiram o mérito das pamonhas e sua relação é limitada a casos isolados, de maneira nenhuma devem ser encarados como maioria. Apesar de ser

Como minha adolescência começou e terminou em 1 ano

Eu faço aniversário dia 14 de abril, se um ano fosse um minuto eu faria aniversário mais ou menos aos 16 segundos do ano. Em 2004 eu fiz 15 minutos e acho que foi o único ano que eu fui adolescente. Foi bem rápido. Eu não sei bem porque eu pensei nisso mas eu sempre vejo o ano de 2003 de um jeito lúdico e imbecil e 2005 como o início do fim, 2004 acabou sendo o ano perfeito para ser considerado um ano de transição, transformação ou qualquer outro termo que queiram aplicar a isso. Infelizmente minha memória não me permite lembrar de muitas coisas que aconteceram naquele ano, mas eu me lembro de uma grande festa de 15 anos que fui, me lembro de paixonites doídas, me lembro de montinhos aos sábados na praça de frente ao colégio onde eu estudava, me lembro de conhecer os primos de um dos meus melhores amigos(que se tornaram co-amigos com o primo), me lembro de assistir Clube da Luta, Beleza Americana, conhecer mais profundamente Coldplay e Legião Urbana, eu diria que meus gostos e impres