Pular para o conteúdo principal

Ahh Minecraft...

Eu entendo o porque das pessoas dizerem coisas inconvenientes sobre minecraft. Isso acontece porque as pessoas são, em sua maioria, idiotas.

A internet está cheia de definições sobre o jogo, os companheiros leitores (e seus respectivos ursos) podem encontrá-las em sites e fóruns. Vou colar aqui a definição da Wikipedia, porque ela é a enciclopédia da internet, porque nós nunca sabemos quanto tempo aquele artigo vai durar e porque ela aparentemente está bem completa.

Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer. 
O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, criar ou transformar blocos, podendo fazer amontoados deles e montarem edifícios. Ainda na versão Beta alcançou mais de onze milhões de registros, e vendas de quase três milhões. 
O jogo também possui o modo multiplayer, onde os jogadores premium (que pagaram pelo jogo) podem se conectar a partir de um IP de servidor. Esses servidores não são administrados pela Mojang AB, mas sim por pessoas físicas, que pagam e realizam a manutenção do servidor. 
O jogo teve grande destaque na mídia quando foi considerado um dos melhores jogos independentes de 2010. Também vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de Janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada. O jogo deixou de ser Beta no dia 18 de Novembro de 2011. Notch diz que mesmo com o jogo lançado, o jogo receberá constantes atualizações. O suporte ao iOS e Android será feito em breve. Temporariamente, a versão do Minecraft no Android será exclusiva do Xperia Play. A versão para Xbox 360 com Kinect está em desenvolvimento pela 4J Studios.[artigo original]

Como temos essa boa definição acima, isso vai me poupar o trabalho de fazê-la e vai me permitir falar sobre minhas impressões do jogo. Hoje estou cheio de justificativas, comprei o jogo há aproximadamente 2 semanas, mas só hoje resolvi postar a respeito. Em parte porque eu passei por uma crise de alegria a paixão muito forte nos primeiros dias, e achei que não estava avaliando o jogo da maneira correta, afinal ele não poderia ser considerado "os melhores 50 reais que eu gastei durante muito tempo" com tanta facilidade, outro motivo que me impediu de escrever a respeito foi porque eu estava muito ocupado jogando, outro é que eu não estava inspirado o suficiente, eu gosto de escrever as coisas quando eu quero escrever as coisas e sinto muito por isso não ser mais frequente, sinto mesmo.

Então algumas verdades são válidas, a primeira é que eu só consegui ficar em dúvida sobre "os melhores 50 reais que eu gastei durante muito tempo", ou seja ainda é um jogo esplêndido, maravilhoso e vale cada segundo, eu gastei muito tempo batendo em pedras e isso foi meio chato, mas agora eu finalmente tenho material suficiente para construir uma casa praticamente indestrutível contra bichos malvados. O jogo é lindo, o visual retrô só torna a experiência mais apaixonante, ele é virtualmente infinito, é como se fosse o mundo mesmo, você vai andando e ele não acaba nunca, não tem nenhum objetivo definido e você pode fazer o que você quiser (não, você não pode fazer cocô).

Na verdade, depois de jogar muitos MMORPGs eu precisava de um jogo assim, eu precisava de um jogo em que eu pudesse jogar sozinho sem precisar competir com ninguém nem ter a responsabilidade social de me afirmar como mais forte do grupo (por mais divertido que isso seja). Eu posso apenas construir coisas e destruí-las também, posso não fazer nada e só pescar, esperar a chuva passar e deixar que fique tudo bem. Posso entrar em minas profundas e gastar muito tempo nelas tentando resolver problemas de logística para conseguir materiais raros e com esses materiais posso construir várias ferramentas e mecanismos (mesmo com o "s" a palavra mecanismos aqui me pareceu estar no singular) diferentes, tudo sem objetivo definido e esse nível de liberdade é uma coisa que me deixou alegre, satisfeito mesmo.

O visual é lindo. Sério. Existem paisagens muito bonitas no jogo e você pode alterá-las a vontade, não da pra falar muito além disso, você precisa procurar as coisas por aí e ver. Fazer o que...

Um pouco de vantagens e desvantagens sobre a parte técnica do jogo: ele é muito pequeno, você baixa ele com um clique e ele atualiza com mais um download de uns 3 MBs, você joga offline e apesar de nós termos nos acostumado com o modelo de diversão online e termos também nos acostumado com conexão em qualquer lugar, no último final de semana eu fui para o interior comemorar o natal com a família e pude jogar, meu irmão não pôde jogar WoW lá. Outro detalhe muito agradável para muitos usuários que são ignorados: o jogo é feito em java, roda em praticamente qualquer plataforma sem problemas (Windows, Linux e Mac OS). E a desvantagem do jogo é o consumo de memória, que na minha máquina roda tranquilo ocupando por volta de 800MBs de memória, isso é bastante mas a máquina aguenta e não acho que seja um problema nos computadores dos últimos 4 anos.

Ele é pago, sim. Você tem que gastar seu dinheiro com algo que você não vai pegar, é diferente da calça jeans e é diferente da sua refeição fancy do final de semana passado. Mas ei! Quanto vale a sua diversão? Quem me apresentou o jogo foi o Eric, que escrevia o "A Barca do Viking". Vendo ele jogar e me explicando como as coisas dentro do jogo funcionam é que eu tomei a decisão de comprar, valeu muito a pena, foram horas desperdiçadas entretidas, e acredito que muitas outras estão por vir.

O pessoal do jovemnerd fez esse vídeo mostrando algumas coisas do jogo e acho que ele retrata de uma forma divertida o contato com o jogo, que os interessados o assistam:
Obs: Quem usa Ubuntu pode tentar tirar algumas dúvidas sobre instalação do jogo nesse tópico.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu não quero ter uma pamonharia

Eu não queria ter uma pamonharia porque eu teria que saber fazer pamonha. Eu não tenho interesse em saber fazer pamonha, acho incrivelmente gostosa e acho que se justifica todo dinheiro gasto em pamonharias. Acho na verdade que deveriam ter mais pessoas gastando seu dinheiro para comer pamonhas, pamonhas são gostosas, massa de milho ralado com queijo(queijo)dentro, as vezes linguiça e as vezes alguma outra coisa que dificilmente fica ruim; Eu diria que ficou ruim, por exemplo, o dia em que um amigo meu achou uma barata numa pamonharia aqui de Goiás. Quando ele afirmou para o garçom que a linguiça da pamonha dele tinha perninhas e o mesmo conferiu a veracidade do fato, ficou desesperado e pediu que não fosse feito nenhum alarde sobre o assunto, ele poderia levar 20 pamonhas para casa... Eu não ia querer 20 pamonhas com baratas... Mas as baratas não tiram o mérito das pamonhas e sua relação é limitada a casos isolados, de maneira nenhuma devem ser encarados como maioria. Apesar de ser

Como minha adolescência começou e terminou em 1 ano

Eu faço aniversário dia 14 de abril, se um ano fosse um minuto eu faria aniversário mais ou menos aos 16 segundos do ano. Em 2004 eu fiz 15 minutos e acho que foi o único ano que eu fui adolescente. Foi bem rápido. Eu não sei bem porque eu pensei nisso mas eu sempre vejo o ano de 2003 de um jeito lúdico e imbecil e 2005 como o início do fim, 2004 acabou sendo o ano perfeito para ser considerado um ano de transição, transformação ou qualquer outro termo que queiram aplicar a isso. Infelizmente minha memória não me permite lembrar de muitas coisas que aconteceram naquele ano, mas eu me lembro de uma grande festa de 15 anos que fui, me lembro de paixonites doídas, me lembro de montinhos aos sábados na praça de frente ao colégio onde eu estudava, me lembro de conhecer os primos de um dos meus melhores amigos(que se tornaram co-amigos com o primo), me lembro de assistir Clube da Luta, Beleza Americana, conhecer mais profundamente Coldplay e Legião Urbana, eu diria que meus gostos e impres