Pular para o conteúdo principal

No acaso ia, não vou mais.

Não acho que falar sobre uma banda seja algo simples para músicos, eles se expressam com termos técnicos e analisam coisas que o ouvinte comum ou não se importa ou gosta sem saber exatamente porque. Os músicos fazem com bandas o que eu estou prestes a fazer numa postagem futura com sistemas operacionais para dispositivos eletrônicos. É por isso que eu me sinto ao mesmo tempo livre e ignorante para falar sobre Palavrantiga.

Palavrantiga
Eu queria que vocês entrassem no site da banda e clicassem no link "história" para conhecerem mais sobre o que vocês estão lendo aqui.
Dois mineiros, dois capixabas. Eles já tocam juntos há mais de 5 anos participando de outros projetos e desde 2008 são o Palavrantiga. Cada um faz coisas diferentes em trabalhos paralelos ou estudos, mas antes da faculdade já havia algo em comum que, obviamente, os uniu como banda – a música. Marcos Almeida estuda Arte-Educação, Lucas Fonseca está na faculdade de História, já Felipe Vieira estuda Engenharia Ambiental e Josias Alexandre está perto de ser um engenheiro eletricista. E se nada disso consegue se conectar na sua cabeça imagine que tudo pode inspirar uma boa música.
Eu conheci o som em algum momento de 2009 e desde então faço propaganda deles. Eu ouço música desde 2000 e nunca tinha ouvido nenhuma banda de rock (muito menos de rock) que pudesse fazer uma música de qualidade e ao mesmo tempo passar valores de esperança que eu acredito. Bandas cunhadas como "gospel" (e eu dedico esse parêntese a este vídeo do Marcos Botelho) nunca me agradaram e durante um bom tempo letras bíblicas e inteligentes foram uma raridade sem apoio do público. Só que de uns anos pra cá eu vi aparecendo na internet movimentos de jovens cristãos revolucionários que procuravam reformar o modelo de consumo "gospel" com algo que se assemelhasse cada vez mais com o fundamento bíblico. Falando uma linguagem ao mesmo tempo jovem, agressiva e contemporânea. Um movimento de juventude cristã pensante underground que questiona doutrinas de televisão à luz da Bíblia. Nesse grupo eu vejo o descontinuado sexxxchurch, genizah, usevira, lovesa e palavrantiga. Tenho apenas uma noção superficial da maioria desses grupos mas considero o suficiente para categorizá-los como fiz.

E é nesse cenário de novas esperanças para a juventude cristã no país que eu vejo um crescimento constante, saudável e equilibrado do Palavrantiga. Com letras que passam esperança e alegria, reconhecendo a característica miserável do ser humano e ao mesmo valiosa diante de Deus eles transmitem a mensagem do evangelho de maneira séria, clara e sem apelação. Como eu disse, eu não sou músico, não sei avaliar as variações de notas e qual a dificuldade de se fazer músicas como as que eles fazem (me referindo a melodia) mas é um rock agradável, me lembra bastante Los Hermanos, com aquele jeito de música que você consegue cantar junto e saber o que está cantando. Outro ponto importante aqui: nos dois shows que eu fui a banda teve um comportamento muito legal, colocaram as letras das músicas pro pessoal ir cantando junto, não era uma simples apresentação, era um grupo (banda e platéia) que acredita e por isso cantam junto. Eles também leram um texto bíblico no início do primeiro show e no segundo a mensagem foi pregada pelo vocalista. Acho que isso faz com que eles se lembrem da importância das coisas que cantam e ajudam quem está ouvindo a entender de onde sai a arte produzida pela banda.

É isso, convido a quem não conheça que passe a conhecer, no site é possível ouvir todas as músicas do primeiro CD no link "disco", eles tem uma presença forte no twitter e mantém contato direto com o público, recomendo. Um abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mania nacional e 2º Podcast

Aew galera, presente pra vocês essa semana vem todo em multimídia, primeiro esse interessante vídeo que todos vão querer ver e abaixo um player para a super 2ª edição do nosso podcast. Divirtam-se e comentem. Deêm sugestões para playlists no nosso blog em seus coments! Link para o perfil comentado clique aqui xD

3º pOdcast - Curtam galera!

Pessoal, aqui está nosso 3º pOdcast, tem gente que eu acho que vai gostar mais desse e tem gente que vai gostar mais do outro, em todo caso que bom que estão gostando e continuem acompanhando. Desculpem-nos pela voz baixado soldier, ele é um ser mais recatado e tímido, pouco acostumado com a mídia e acaba falando um pouco baixo, então esforcem-se para escutar. Pra quem conseguiu prestar atenção algumas vezes vocês podem escutar o vento das nossas vozes bateno no microfone, é que a gente foi obrigado a troca de microfone, porque o meu[delki8] microfone estragou, e nós tivemos que utilizar um microfone emprestado pela Rebecca. Me desculpem pelo pau que deu numa parte da trilha sonoro aew que ficou baixa demais, nós cortamos essa palhaçada de comentário em Anônimo, quem tiver afim, fique a vontade de colocar a cara a tapa ai que nem a gente faz. O pOdcast está aí, divirtam-se e na minha opinião ficou melhor que o 2º(e nem precisa falar que ficou melhor que o primeiro né...) perfis comenta...

Computadores nas escolas?

Fundação Bradesco começa a usar o Classmate PC Laptop educacional da Intel passa a ser utilizado nas salas de aula da instituição por Rafael Rigues (http://rigues.badcoffee.info/) A escola da Fundação Bradesco em Campinas iniciou ontem (02/08) o uso do Classmate PC, o laptop educacional da Intel, em suas salas de aula. É a segunda etapa de um programa que começou no final do ano passado, quando 130 alunos e 5 professores da escola usaram 46 máquinas durante três meses para avaliar o conceito e aprimorar a ferramenta. Após um ano em prática em Campinas o projeto vai ser estendido, em uma terceira etapa, a todas as 40 escolas da Fundação, que já conta com 600 máquinas: 300 próprias, 200 doadas pela Intel e 100 pela Positivo, que monta o Classmate PC no Brasil. As salas de aula foram equipadas com a tecnologia necessária para suportar os notebooks: dois roteadores wireless (802.11g, 54 Mb/s) e sistema de som. Algumas classes também têm uma lousa inteligente ligada a um projet...