Pular para o conteúdo principal

alguns blogs

Esse sou eu me forçando a escrever uma nova postagem sobre um assunto que já estou querendo falar há algum tempo.

É válido falar sobre os blogs de tecnologia e pelo estilo que cada um deles tem? Não sei. Parece metalinguagem barata e postagem inflada de ar, como aqueles pastéis de feira sem recheio (estou falando dos sem recheio e não dos que são alegremente populados com todo aquele queijo derretido e aquela carne moída). Independente disso acho que vou dar minha breve opinião sobre esses blogs de tecnologia que eu quase sempre acompanho.

Dos quatro eu quero começar falando do Meio Bit. Não sou muito paciente com o blog, se fosse recomendar ele a alguém, recomendaria a fotógrafos entusiastas de tecnologia que não sabem muito bem aonde estão mas querem se sentir high tech. Tenho o blog no meu feed mas não curto muito o estilo das postagens, que falam muito sobre câmeras fotográficas (um problema comigo) e parecem trazer no texto dos títulos e nas postagens as piadas que seu amigo sem graça conta (um problema com eles). Você continua sendo amigo dele, mas sempre que ele chega perto você se sente na obrigação de aumentar o nível de compreensão e paciência para que vocês tenham um relacionamento saudável.

O Olhar Digital não é um blog, é um portal de notícias de tecnologia que eu acho que foi originado do programa da redetv que leva o mesmo nome. Esse tem uma grande presença no twitter e eu recebo newsletters deles desde 2009 (ou antes), gosto das notícias que o site divulga/produz e eles distribuem os programas da redetv na íntegra online, excelente. Só que com o tempo eu notei que as notícias, principalmente as manchetes/títulos, deveriam ser lidas com cautela. Os títulos das notícias poderiam ser comparados com caricaturas da informação verdadeira, exageradas e polêmicas em pontos onde não deveriam e são perigosas para compartilhamento de quem não tem consciência dessa característica do site. Um defeito mais técnico é que o site não disponibiliza (até onde eu sei) de um rss então todo o conteúdo precisa ser acompanhado diretamente no site ou através dos emails que eles mandam, o que leva a outro problema técnico: o site não tem uma versão mobile, é muito difícil ler as notícias do meu celular.

Enquanto o Meio Bit é o amigo sem graça o Tecnoblog é o primo mais velho, mais maduro (não tecnicamente mais velho que o Meio Bit) e que definitivamente sabe mais do que você. A questão aqui não é nem a característica do blog, eu gosto dele mas não o leio tanto, ele fica em segundo plano no meu feed ou porque posta muito ou porque minha atenção já está muito dividida entre todo o restante da internet. Sustentando a comparação com o primo mais velho eu diria que o Tecnoblog é um respeitável blog que eu particularmente não tenho tanto contato, mas poderia ter se as circunstâncias ajudassem, ele mora longe... Sem críticas aqui, ou porque me agrada muito ou porque eu conheço pouco.

Então o quarto que eu queria comentar é o Gizmodo (lê-se guismodo). O Gizmodo é massa, massa mesmo. Na minha opinião é o melhor. É tão bom que eu não gostaria nem de dizer que gosto tanto dele quanto algum familiar, isso poderia me causar problemas. Gosto do estilo de escrita do pessoal do giz, a frequência e variedade das notícias é tão adequada que eu poderia passar o dia todo lendo sem me sentir enjoado. Falam sobre comida, gadgets, tecnologia, fazem piadas que cabem no texto e mantém contato direto com os leitores e suas opiniões por meio dos comentários do blog. Tem uma clara visão a respeito de si mesmos e parecem ser mais divertidos e indisciplinados sem comprometer o profissionalismo. O estilo de escrita deles já deve ter me influenciado um bocado e eu gosto disso, já os vi fazendo piadas sem graça mas nada que valha mais do que essa menção no final do parágrafo.

E são esses alguns dos blogs que eu leio ou não. Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mania nacional e 2º Podcast

Aew galera, presente pra vocês essa semana vem todo em multimídia, primeiro esse interessante vídeo que todos vão querer ver e abaixo um player para a super 2ª edição do nosso podcast. Divirtam-se e comentem. Deêm sugestões para playlists no nosso blog em seus coments! Link para o perfil comentado clique aqui xD

3º pOdcast - Curtam galera!

Pessoal, aqui está nosso 3º pOdcast, tem gente que eu acho que vai gostar mais desse e tem gente que vai gostar mais do outro, em todo caso que bom que estão gostando e continuem acompanhando. Desculpem-nos pela voz baixado soldier, ele é um ser mais recatado e tímido, pouco acostumado com a mídia e acaba falando um pouco baixo, então esforcem-se para escutar. Pra quem conseguiu prestar atenção algumas vezes vocês podem escutar o vento das nossas vozes bateno no microfone, é que a gente foi obrigado a troca de microfone, porque o meu[delki8] microfone estragou, e nós tivemos que utilizar um microfone emprestado pela Rebecca. Me desculpem pelo pau que deu numa parte da trilha sonoro aew que ficou baixa demais, nós cortamos essa palhaçada de comentário em Anônimo, quem tiver afim, fique a vontade de colocar a cara a tapa ai que nem a gente faz. O pOdcast está aí, divirtam-se e na minha opinião ficou melhor que o 2º(e nem precisa falar que ficou melhor que o primeiro né...) perfis comenta...

Computadores nas escolas?

Fundação Bradesco começa a usar o Classmate PC Laptop educacional da Intel passa a ser utilizado nas salas de aula da instituição por Rafael Rigues (http://rigues.badcoffee.info/) A escola da Fundação Bradesco em Campinas iniciou ontem (02/08) o uso do Classmate PC, o laptop educacional da Intel, em suas salas de aula. É a segunda etapa de um programa que começou no final do ano passado, quando 130 alunos e 5 professores da escola usaram 46 máquinas durante três meses para avaliar o conceito e aprimorar a ferramenta. Após um ano em prática em Campinas o projeto vai ser estendido, em uma terceira etapa, a todas as 40 escolas da Fundação, que já conta com 600 máquinas: 300 próprias, 200 doadas pela Intel e 100 pela Positivo, que monta o Classmate PC no Brasil. As salas de aula foram equipadas com a tecnologia necessária para suportar os notebooks: dois roteadores wireless (802.11g, 54 Mb/s) e sistema de som. Algumas classes também têm uma lousa inteligente ligada a um projet...