Pular para o conteúdo principal

alguns blogs

Esse sou eu me forçando a escrever uma nova postagem sobre um assunto que já estou querendo falar há algum tempo.

É válido falar sobre os blogs de tecnologia e pelo estilo que cada um deles tem? Não sei. Parece metalinguagem barata e postagem inflada de ar, como aqueles pastéis de feira sem recheio (estou falando dos sem recheio e não dos que são alegremente populados com todo aquele queijo derretido e aquela carne moída). Independente disso acho que vou dar minha breve opinião sobre esses blogs de tecnologia que eu quase sempre acompanho.

Dos quatro eu quero começar falando do Meio Bit. Não sou muito paciente com o blog, se fosse recomendar ele a alguém, recomendaria a fotógrafos entusiastas de tecnologia que não sabem muito bem aonde estão mas querem se sentir high tech. Tenho o blog no meu feed mas não curto muito o estilo das postagens, que falam muito sobre câmeras fotográficas (um problema comigo) e parecem trazer no texto dos títulos e nas postagens as piadas que seu amigo sem graça conta (um problema com eles). Você continua sendo amigo dele, mas sempre que ele chega perto você se sente na obrigação de aumentar o nível de compreensão e paciência para que vocês tenham um relacionamento saudável.

O Olhar Digital não é um blog, é um portal de notícias de tecnologia que eu acho que foi originado do programa da redetv que leva o mesmo nome. Esse tem uma grande presença no twitter e eu recebo newsletters deles desde 2009 (ou antes), gosto das notícias que o site divulga/produz e eles distribuem os programas da redetv na íntegra online, excelente. Só que com o tempo eu notei que as notícias, principalmente as manchetes/títulos, deveriam ser lidas com cautela. Os títulos das notícias poderiam ser comparados com caricaturas da informação verdadeira, exageradas e polêmicas em pontos onde não deveriam e são perigosas para compartilhamento de quem não tem consciência dessa característica do site. Um defeito mais técnico é que o site não disponibiliza (até onde eu sei) de um rss então todo o conteúdo precisa ser acompanhado diretamente no site ou através dos emails que eles mandam, o que leva a outro problema técnico: o site não tem uma versão mobile, é muito difícil ler as notícias do meu celular.

Enquanto o Meio Bit é o amigo sem graça o Tecnoblog é o primo mais velho, mais maduro (não tecnicamente mais velho que o Meio Bit) e que definitivamente sabe mais do que você. A questão aqui não é nem a característica do blog, eu gosto dele mas não o leio tanto, ele fica em segundo plano no meu feed ou porque posta muito ou porque minha atenção já está muito dividida entre todo o restante da internet. Sustentando a comparação com o primo mais velho eu diria que o Tecnoblog é um respeitável blog que eu particularmente não tenho tanto contato, mas poderia ter se as circunstâncias ajudassem, ele mora longe... Sem críticas aqui, ou porque me agrada muito ou porque eu conheço pouco.

Então o quarto que eu queria comentar é o Gizmodo (lê-se guismodo). O Gizmodo é massa, massa mesmo. Na minha opinião é o melhor. É tão bom que eu não gostaria nem de dizer que gosto tanto dele quanto algum familiar, isso poderia me causar problemas. Gosto do estilo de escrita do pessoal do giz, a frequência e variedade das notícias é tão adequada que eu poderia passar o dia todo lendo sem me sentir enjoado. Falam sobre comida, gadgets, tecnologia, fazem piadas que cabem no texto e mantém contato direto com os leitores e suas opiniões por meio dos comentários do blog. Tem uma clara visão a respeito de si mesmos e parecem ser mais divertidos e indisciplinados sem comprometer o profissionalismo. O estilo de escrita deles já deve ter me influenciado um bocado e eu gosto disso, já os vi fazendo piadas sem graça mas nada que valha mais do que essa menção no final do parágrafo.

E são esses alguns dos blogs que eu leio ou não. Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hora da Pipoca

Popcorn Time é um software para se assistir filmes em torrent online… legendados e sem restrição. É um sonho para aquele cidadão que quer ver alguns filmes mais recentes de chinelo e que acha caro pagar 20 reais para assistir um filme no cinema. Queria apontar alguns pontos sobre o funcionamento do Popcorn Time que me chamaram a atenção e que na minha opinião deveriam ser bem observados.  …que funciona baseado em informações públicas… O Popcorn Time funciona juntando um monte de informações que estão espalhadas pela internet para criar uma experiência bonita, coesa, acessível, intuitiva e agradável de pirataria. Várias APIs de informações sobre os filmes, imagens e legendas são reunidas na interface do sistema e todas essas informações são fornecidas por usuários de sites espalhados por todo o mundo. É a comunidade fornecendo informações para a comunidade. …usando arquivos que já estavam lá quando ele apareceu. Como eu disse ai em cima, o pulo do gato do programa foi j...

A Bússola de Ouro causa polêmica.

A película do norte-americano Chris Weisz, a partir do livro do britânico Philip Pullman, caiu em desgraça e a crítica do Vaticano é feroz. Para a Igreja, o filme protagonizado por Nicole Kidman e Daniel Craig é uma "saga 'fantasy' gnóstica com molho 'soixante-huitard [alusão ao movimento de rebelião estudantil em França, em 1968], além de "anti-Natal", escreve o jornal oficial do Vaticano. Segundo 'L'Osservatore Romano', constitui "uma consolação" o facto de "o filme ter obtido 'apenas' 25 milhões de dólares (cerca de 17,3 milhões de euros) de receitas no fim--de-semana de estreia" nos Estados Unidos. Primeira parte da adaptação de uma trilogia fantástica de Pullman, a trama de Weisz colocou-se à cabeça do top de bilheteiras norte-americano no fim-de-semana em que se estreou. No entanto, as receitas foram muito abaixo das expectativas (25,8 milhões de dólares, o equivalente a 17,9 milhões de euros) para uma obra de tão...

é simples

Eu sei que isso não é grande coisa e que depois de um ano talvez eu nem mereça mais escrever aqui. De certa forma eu diria que a viagem acabou, mas não é drástico assim, eu só acabei andando por outros caminhos, tendo alguns outros focos e não vi mais tanto motivo para me expressar. Pelo menos não por enquanto. Claro que eu fico envergonhado... Depois de um ano sem postar nada me sinto indigno do próprio blog. Como se depois desse tempo ele me olhasse de cima, superior, fazendo cara de quem não precisa mais de mim. Ele realmente não precisa... Ontem foi um bom dia de descanso. Eu desliguei praticamente tudo que poderia ser desligado e fui gastar meu tempo como se gastava quando eu não tinha tecnologia para me ocupar. Minha cabeça descansou e isso é importante. Andar uns 100 metros (pois é, eu sou meio inativo) de bicicleta foi revigorante, ficar meia hora sentado na calçada de manhã, sentindo uma brisa gostosa bater e assistindo os cachorros correndo e cheirando pra lá e pra...