Pular para o conteúdo principal

O Rock não morreu. E nem saiu de catálogo.



Tá tudo muito bom, tá tudo muito bonito, mas eu vou ter que discordar do meu amigo cabeludo aí. Nada contra seu estilo "roqueiro vintage" - apesar da indigesta bandeira estampada em sua camiseta - e definitivamente nadinha contra a belíssima versão do Crosby, Stills & Nash para o clássico "Black Bird", dos grandes besouros.

O que pega mesmo é esse discurso reacionário, muito comum entre os entusiastas das décadas de 60 e 70; discurso esse que já foi ardentemente compartilhado por minha pessoa. Essa história de "o Rock já foi feito; essa musiquinha de hoje em dia não é Rock" configura-se no mais puro e aplicado papo-furado. É claro que os reacionários do Rock tem vários argumentos, para os quais apresentarei prontamente os meus contra-argumentos:

1. "O Rock hoje é feito só pra ganhar dinheiro" - Por um acaso o Rock, desde seus primórdios, não era música comercial? Não era controlado pelas gravadoras? Que eu saiba - e posso estar enganado - o Rock só começou a adquirir o status de "cult" a partir da segunda metade da década de 60. É claro que o Rock era rebelde e escandaloso, mas a grana sempre esteve intimamente ligada a ele. E eu não estou reduzindo o Rock a um mero produto, mas que é um produto também, isso é. E era quando explodiu pela primeira vez.

2. "O Rock hoje é uma porcaria" - Em grande parte, eu concordo. Mas isso é exclusivamente uma questão de gosto pessoal. O Rock, assim como qualquer outra coisa, pode ser considerado bom ou ruim de acordo com o parâmetro escolhido para se fazer essa afirmação. Se alguém tem a complexidade como indicativo de qualidade, o Rock Progressivo é, sem dúvidas, o melhor de todos. Se o parâmetro for o peso, o Hard Rock ou o Hard Core. E assim sucessivamente.

É sempre válido lembrar que a mudança sempre foi uma das mais marcantes características do Rock. Ou seja: não dá pra dizer que Rock é Rock só se for de tal jeito. Se formos ser assim tão radicais, o Rock é unicamente aquele produzido por Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e toda essa galera da velha-guarda.

Pode ser que você ache o Rock de hoje falso, opaco, superficial, ou simplesmente ruim: ainda sim é o Rock. Feliz ou infelizmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hora da Pipoca

Popcorn Time é um software para se assistir filmes em torrent online… legendados e sem restrição. É um sonho para aquele cidadão que quer ver alguns filmes mais recentes de chinelo e que acha caro pagar 20 reais para assistir um filme no cinema. Queria apontar alguns pontos sobre o funcionamento do Popcorn Time que me chamaram a atenção e que na minha opinião deveriam ser bem observados.  …que funciona baseado em informações públicas… O Popcorn Time funciona juntando um monte de informações que estão espalhadas pela internet para criar uma experiência bonita, coesa, acessível, intuitiva e agradável de pirataria. Várias APIs de informações sobre os filmes, imagens e legendas são reunidas na interface do sistema e todas essas informações são fornecidas por usuários de sites espalhados por todo o mundo. É a comunidade fornecendo informações para a comunidade. …usando arquivos que já estavam lá quando ele apareceu. Como eu disse ai em cima, o pulo do gato do programa foi j...

4º pOdcast

Pessoal o atraso no pOdcast deve-se a alguns fatores externos que nos impossibilitaram de editá-lo antes, então nos desculpem. Este não ficou grande coisa, mas sóde ser um pOdcast nosso ele já vale a pena e eu tenho certeza isso. Quero deixar claro que eu gostei muito, mas muito mesmo do post abaixo deste. Eu particularmente não gostei desse podcast, talvez vocês gostem, não vou colocar vídeo nenhum aqui em baixo, o presente que trago a vocês é este mesmo, tomara que gostem. Perfil comentado aqui . Galera, vai ter que ficar assim mesmo, mas acreditem, esse pOdcast não valia a pena...

músicas e mais

Tem um pouco mais de um ano que sou instrutor de cursos de informática e ao que tudo indica isso está prestes a acabar, aparentemente eu estou indo pra outra empresa... Na época eu não entendi muito bem porque que Deus tinha me colocado aqui, apesar de que foi realmente providência divina a minha entrada aqui, apareceu uma semana depois que eu fui recusado para um estágio por não poder preencher a vaga por causa da faculdade. Na mesma época eu conheci essa banda, Minus The Bear, boas músicas... Hoje que eu realmente decidi pela saída colocaram Red Hot Chilli Peppers pra tocar numa televisão que colocaram aqui recentemente, foi legal porque eu lembrei da minha época de ginásio, e me lembrando dela pensei em quantos não tem essa piscina vermelha como símbolo de uma melancolia meio revoltosa daqueles dias, são boas as músicas que tocam nesse CD e ele toca bem nesse momento meio melancólico de sair bem de um trabalho bom, apesar de pesares. Mas também essa histoinha do Minus lançar um novo...