Pular para o conteúdo principal

trabalho de sociologia,urgh >/~

A américa não ganhou o nome de novo mundo dos europeus atoa.Com a descoberta de todo um continente de terra,novos países foram erguidos a partir do nada.E na américa do sul,temos alguns desses países para contar muita história e muito a se comentar.
Há a severa distinção da sedimentação do processo colonial.Países como Brasil e Argentina com população majoritariamente européia.Logicamente se a sua população é majoritariamente de ascendência européia,toda a formação intelectual e o desenvolvimento do país,são atrelados ao pensamento europeu,uma vez que seu nascimento cultural vem atrelado ao de uma nação.Países de alinhamento intelectual europeu,com sua formação básica sedimentada com base na cultura européia e nos interesses europeus.
E temos países erguidos por europeus,mas de domínio majoritariamente indígena,com a minoria européia.E não é coincidência,esses países demonstram tendências a regimes populares,de forte manipulação das massas,tais como venezuela,equador e colômbia.Talvez seja um pouco difícil para o leitor,consumidor da mídia brasileira com sua formação de um país majoritamente europeu em seu berço intelectual,imaginar como se dá a situação em país de domínio maciço indígena.Talvez a posição direitista e de intensa crítica ao regime de chavez e de rafael correa começa aí,igualmente ao de evo moralez.Uma vez que seus regimes se dão baseados na força popular,em dar valor ao indígena que sempre foi maltratado,usando de eufemismo relacionados ao bolivarianismo,quase sempre para justificar uma ditadura em formação.
Venezuela e Colômbia são países em que o seu embrião de independência se deu de forma totalmente diferente do nosso.Para entender o presente,talvez seja necessário um olhar para o passado.De colonização espanhola,teve seu movimento de independência encabeçado por Simon Bolívar,e antigamente formavam juntamente a equador e panamá,um só país,a Grã-Colômbia,que nas atuais delimitações fronteiriças seria um dos maiores da américa do sul.Em seus territórios,havia a ocupação de grande povos indígenas,altamente organizados,incomparavelmente mais forte do que os do Brasil.E o massacre promovido pelos espanhóis,foi incomparavelmente mais forte do que o promovido pelos portugueses no Brasil.O flagelo e humilhação desse povo começa aí.Há na américa espanhola,a grosso modo,a figura do caudilho.E explicando para uma rápida compreensão,pode ser assimilada a figura do coronel brasileiro.E esse povo que sempre tanto sofreu,aliado ao surgimento de uma figura assistencialista tende a ser manipulado.O povo tem cara,literalmente.É muito mais fácil manipular uma população praticamente homogênea em sua etnia.E os “neo-caudilhos” perceberam isso.E tudo começou com hugo chavez na venezuela.Eleito com dinheiro das Farc,tentou retribuir ao favor.Mas não era tão simples assim.
Isso porquê,há alguns anos a Colômbia vem estreitando relações com os Estados Unidos,que nunca gostaram nem da menção da palavra Farc.Isso tudo porque as Farc tem em seu embrião,ideologia comunista.Fundadas em 1965 no ápice da guerra fria,as farc são uma daqueles peões incômodos travados no xadrez que sobrevivem após o cheque-mate.E não seria nada mal derruba-lo,embora não seja uma necessidade de primeira instância.Aliados ao fato de que os EUA são o principal parceiro comercial da colômbia,uma nação de ideologia extremamente burguesa que não tem interesse nenhum em movimentos de defesa popular como os de Hugo Chavéz.E tudo é válido para desestabilizar.
Um conflito como esse desestabilizaria,como de fato o fez,a união da américa do Sul.Ficou ruim pra todo mundo.E ótimo para a grande potência e sua lógica de dividir para dominar.
Com a nossa formação intelectual e cultural majoritariamente européia e portuguesa,é de se esperar que um movimento indígena seja no mínimo estranho aos nossos olhos.Os nosso setores midiáticos estão todos instalados no eixo-Rio São Paulo,a concentração da nossa mais forte burguesia,indústria e investimentos estrangeiros.Foi ali aonde o capital inglês entrou mais fortemente no nosso processo econômico histórico,através do café.Isso provocou um atrelamento a burguesia Anglicana que perdura até hoje,passando para os atuais detentores da antiga patente de potência da Inglaterra,os Ianques.E é interessante para os ianques uma divisão política e econômica na américa do sul.É muito mais fácil bater em um de cada vez,do que em um grupo.E essa é a posição política maciça da imprensa brasileira de maior circulão.Direitista totalmente condenável ao caudilhismo “bolivariano”de chavez e Companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hora da Pipoca

Popcorn Time é um software para se assistir filmes em torrent online… legendados e sem restrição. É um sonho para aquele cidadão que quer ver alguns filmes mais recentes de chinelo e que acha caro pagar 20 reais para assistir um filme no cinema. Queria apontar alguns pontos sobre o funcionamento do Popcorn Time que me chamaram a atenção e que na minha opinião deveriam ser bem observados.  …que funciona baseado em informações públicas… O Popcorn Time funciona juntando um monte de informações que estão espalhadas pela internet para criar uma experiência bonita, coesa, acessível, intuitiva e agradável de pirataria. Várias APIs de informações sobre os filmes, imagens e legendas são reunidas na interface do sistema e todas essas informações são fornecidas por usuários de sites espalhados por todo o mundo. É a comunidade fornecendo informações para a comunidade. …usando arquivos que já estavam lá quando ele apareceu. Como eu disse ai em cima, o pulo do gato do programa foi j...

A Bússola de Ouro causa polêmica.

A película do norte-americano Chris Weisz, a partir do livro do britânico Philip Pullman, caiu em desgraça e a crítica do Vaticano é feroz. Para a Igreja, o filme protagonizado por Nicole Kidman e Daniel Craig é uma "saga 'fantasy' gnóstica com molho 'soixante-huitard [alusão ao movimento de rebelião estudantil em França, em 1968], além de "anti-Natal", escreve o jornal oficial do Vaticano. Segundo 'L'Osservatore Romano', constitui "uma consolação" o facto de "o filme ter obtido 'apenas' 25 milhões de dólares (cerca de 17,3 milhões de euros) de receitas no fim--de-semana de estreia" nos Estados Unidos. Primeira parte da adaptação de uma trilogia fantástica de Pullman, a trama de Weisz colocou-se à cabeça do top de bilheteiras norte-americano no fim-de-semana em que se estreou. No entanto, as receitas foram muito abaixo das expectativas (25,8 milhões de dólares, o equivalente a 17,9 milhões de euros) para uma obra de tão...

é simples

Eu sei que isso não é grande coisa e que depois de um ano talvez eu nem mereça mais escrever aqui. De certa forma eu diria que a viagem acabou, mas não é drástico assim, eu só acabei andando por outros caminhos, tendo alguns outros focos e não vi mais tanto motivo para me expressar. Pelo menos não por enquanto. Claro que eu fico envergonhado... Depois de um ano sem postar nada me sinto indigno do próprio blog. Como se depois desse tempo ele me olhasse de cima, superior, fazendo cara de quem não precisa mais de mim. Ele realmente não precisa... Ontem foi um bom dia de descanso. Eu desliguei praticamente tudo que poderia ser desligado e fui gastar meu tempo como se gastava quando eu não tinha tecnologia para me ocupar. Minha cabeça descansou e isso é importante. Andar uns 100 metros (pois é, eu sou meio inativo) de bicicleta foi revigorante, ficar meia hora sentado na calçada de manhã, sentindo uma brisa gostosa bater e assistindo os cachorros correndo e cheirando pra lá e pra...