Pular para o conteúdo principal

trabalho de sociologia,urgh >/~

A américa não ganhou o nome de novo mundo dos europeus atoa.Com a descoberta de todo um continente de terra,novos países foram erguidos a partir do nada.E na américa do sul,temos alguns desses países para contar muita história e muito a se comentar.
Há a severa distinção da sedimentação do processo colonial.Países como Brasil e Argentina com população majoritariamente européia.Logicamente se a sua população é majoritariamente de ascendência européia,toda a formação intelectual e o desenvolvimento do país,são atrelados ao pensamento europeu,uma vez que seu nascimento cultural vem atrelado ao de uma nação.Países de alinhamento intelectual europeu,com sua formação básica sedimentada com base na cultura européia e nos interesses europeus.
E temos países erguidos por europeus,mas de domínio majoritariamente indígena,com a minoria européia.E não é coincidência,esses países demonstram tendências a regimes populares,de forte manipulação das massas,tais como venezuela,equador e colômbia.Talvez seja um pouco difícil para o leitor,consumidor da mídia brasileira com sua formação de um país majoritamente europeu em seu berço intelectual,imaginar como se dá a situação em país de domínio maciço indígena.Talvez a posição direitista e de intensa crítica ao regime de chavez e de rafael correa começa aí,igualmente ao de evo moralez.Uma vez que seus regimes se dão baseados na força popular,em dar valor ao indígena que sempre foi maltratado,usando de eufemismo relacionados ao bolivarianismo,quase sempre para justificar uma ditadura em formação.
Venezuela e Colômbia são países em que o seu embrião de independência se deu de forma totalmente diferente do nosso.Para entender o presente,talvez seja necessário um olhar para o passado.De colonização espanhola,teve seu movimento de independência encabeçado por Simon Bolívar,e antigamente formavam juntamente a equador e panamá,um só país,a Grã-Colômbia,que nas atuais delimitações fronteiriças seria um dos maiores da américa do sul.Em seus territórios,havia a ocupação de grande povos indígenas,altamente organizados,incomparavelmente mais forte do que os do Brasil.E o massacre promovido pelos espanhóis,foi incomparavelmente mais forte do que o promovido pelos portugueses no Brasil.O flagelo e humilhação desse povo começa aí.Há na américa espanhola,a grosso modo,a figura do caudilho.E explicando para uma rápida compreensão,pode ser assimilada a figura do coronel brasileiro.E esse povo que sempre tanto sofreu,aliado ao surgimento de uma figura assistencialista tende a ser manipulado.O povo tem cara,literalmente.É muito mais fácil manipular uma população praticamente homogênea em sua etnia.E os “neo-caudilhos” perceberam isso.E tudo começou com hugo chavez na venezuela.Eleito com dinheiro das Farc,tentou retribuir ao favor.Mas não era tão simples assim.
Isso porquê,há alguns anos a Colômbia vem estreitando relações com os Estados Unidos,que nunca gostaram nem da menção da palavra Farc.Isso tudo porque as Farc tem em seu embrião,ideologia comunista.Fundadas em 1965 no ápice da guerra fria,as farc são uma daqueles peões incômodos travados no xadrez que sobrevivem após o cheque-mate.E não seria nada mal derruba-lo,embora não seja uma necessidade de primeira instância.Aliados ao fato de que os EUA são o principal parceiro comercial da colômbia,uma nação de ideologia extremamente burguesa que não tem interesse nenhum em movimentos de defesa popular como os de Hugo Chavéz.E tudo é válido para desestabilizar.
Um conflito como esse desestabilizaria,como de fato o fez,a união da américa do Sul.Ficou ruim pra todo mundo.E ótimo para a grande potência e sua lógica de dividir para dominar.
Com a nossa formação intelectual e cultural majoritariamente européia e portuguesa,é de se esperar que um movimento indígena seja no mínimo estranho aos nossos olhos.Os nosso setores midiáticos estão todos instalados no eixo-Rio São Paulo,a concentração da nossa mais forte burguesia,indústria e investimentos estrangeiros.Foi ali aonde o capital inglês entrou mais fortemente no nosso processo econômico histórico,através do café.Isso provocou um atrelamento a burguesia Anglicana que perdura até hoje,passando para os atuais detentores da antiga patente de potência da Inglaterra,os Ianques.E é interessante para os ianques uma divisão política e econômica na américa do sul.É muito mais fácil bater em um de cada vez,do que em um grupo.E essa é a posição política maciça da imprensa brasileira de maior circulão.Direitista totalmente condenável ao caudilhismo “bolivariano”de chavez e Companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mania nacional e 2º Podcast

Aew galera, presente pra vocês essa semana vem todo em multimídia, primeiro esse interessante vídeo que todos vão querer ver e abaixo um player para a super 2ª edição do nosso podcast. Divirtam-se e comentem. Deêm sugestões para playlists no nosso blog em seus coments! Link para o perfil comentado clique aqui xD

3º pOdcast - Curtam galera!

Pessoal, aqui está nosso 3º pOdcast, tem gente que eu acho que vai gostar mais desse e tem gente que vai gostar mais do outro, em todo caso que bom que estão gostando e continuem acompanhando. Desculpem-nos pela voz baixado soldier, ele é um ser mais recatado e tímido, pouco acostumado com a mídia e acaba falando um pouco baixo, então esforcem-se para escutar. Pra quem conseguiu prestar atenção algumas vezes vocês podem escutar o vento das nossas vozes bateno no microfone, é que a gente foi obrigado a troca de microfone, porque o meu[delki8] microfone estragou, e nós tivemos que utilizar um microfone emprestado pela Rebecca. Me desculpem pelo pau que deu numa parte da trilha sonoro aew que ficou baixa demais, nós cortamos essa palhaçada de comentário em Anônimo, quem tiver afim, fique a vontade de colocar a cara a tapa ai que nem a gente faz. O pOdcast está aí, divirtam-se e na minha opinião ficou melhor que o 2º(e nem precisa falar que ficou melhor que o primeiro né...) perfis comenta...

Computadores nas escolas?

Fundação Bradesco começa a usar o Classmate PC Laptop educacional da Intel passa a ser utilizado nas salas de aula da instituição por Rafael Rigues (http://rigues.badcoffee.info/) A escola da Fundação Bradesco em Campinas iniciou ontem (02/08) o uso do Classmate PC, o laptop educacional da Intel, em suas salas de aula. É a segunda etapa de um programa que começou no final do ano passado, quando 130 alunos e 5 professores da escola usaram 46 máquinas durante três meses para avaliar o conceito e aprimorar a ferramenta. Após um ano em prática em Campinas o projeto vai ser estendido, em uma terceira etapa, a todas as 40 escolas da Fundação, que já conta com 600 máquinas: 300 próprias, 200 doadas pela Intel e 100 pela Positivo, que monta o Classmate PC no Brasil. As salas de aula foram equipadas com a tecnologia necessária para suportar os notebooks: dois roteadores wireless (802.11g, 54 Mb/s) e sistema de som. Algumas classes também têm uma lousa inteligente ligada a um projet...